Com a metodologia da Gestão Pública Colaborativa, o Colab atua em parceria com mais de 2.500 servidores para auxiliar as entidades públicas a se tornarem mais eficientes e responsivas às demandas da população.
Atualmente, o Colab é a maior plataforma colaborativa do Brasil. A Epitrack é uma startup do segmento de Digital Health que surgiu uma missão: proporcionar acesso inteligente à saúde.
Desde sua fundação, em 2013, a Epitrack já desenvolveu plataformas de vigilância participativa para grandes eventos como a Saúde na Copa, para a Copa do Mundo de 2014, e Guardiões da Saúde, para os Jogos Olímpicos de 2016. As plataformas possuem mapas interativos que mostram o comportamento das doenças em cada região.
O Brasil Sem Corona é um movimento que tem como objetivo recolher dados com a população e construir colaborativamente um mapa nacional de risco que vai acompanhar a evolução da pandemia no território nacional.
As respostas do questionário alimentam em tempo real o mapa nacional de risco, que pode ser utilizado pelos gestores públicos como referência em seus planejamentos de combate ao Coronavírus.
Além disso, os governos estaduais, federais e órgãos da saúde conseguem acompanhar em tempo real quais regiões estão mais vulneráveis ao vírus para realizar ações.
Com o Brasil Sem Corona, os governos podem ter acesso a dados e o mapeamento do vírus de maneira gratuita.
As respostas, obtidas com ajuda da vigilância participativa, podem ser usadas para traçar planos de ação que priorizem as áreas mais afetadas, ajudando também na economia dos municípios.